Presidente do Senado volta a afirmar que orçamento deve ser votado esta noite

18/04/2006 - 17h14

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a afirmar que a proposta do Orçamento Geral da União de 2006 deve ser posta em votação ainda esta noite no plenário do Senado. Ele disse que passará a tarde reunido com os líderes dos partidos para tentar um acordo e garantir quórum para a votação da proposta, que deveria ter sido aprovada há quatro meses. A votação está prevista para às 18 horas.

"Estou conversando com líderes e ministros para que possamos votar o orçamento ainda hoje. Não tem sentido que nós não votemos o orçamento, como também não tem sentido deixar o país ser governado por Medida Provisória (MP). Quem estiver pensando em governar o país assim está redondamente enganado", disse. Ele referia-se à MP editada na semana passada, por meio da qual o governo federal abriu crédito extraordinário de mais de R$ 1,775 bilhão para projetos de 10 ministérios e da Presidência da República.

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) também acredita que a matéria deverá ser votada esta noite, já que a maior parte dos impasses contidos na peça orçamentária está sendo solucionada. Os problemas remanescentes, segundo ele, referem-se aos estados de Sergipe, Bahia, Amazonas e Rio de Janeiro. "Nós passamos a manhã toda tirando dúvidas e acabei de receber um telefonema do governo concordando com a maioria delas. Com isso, facilita a aprovação do orçamento. Se a aprovação passar de hoje, vota-se o orçamento amanhã impreterivelmente", afirmou.

Para votar o orçamento, os partidos de oposição, em especial o PFL e o PSDB, exigem que o governo ceda em pelo menos mais quatro pontos. São eles: a liberação de mais verba para a construção do gasoduto Coari-Manaus e para o projeto de irrigação do estado da Bahia; um repasse maior de recursos para Sergipe, que segundo disse ontem (17) o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), vem sofrendo "forte perseguição pelo atual governo", já que o estado é administrado pelo PFL. A quarta exigência é que o governo libere mais recursos para a realização dos jogos Panamericanos, que ocorre neste ano no Rio de Janeiro.

Suassuna afirmou que, "sem dúvida nenhuma", o governo deverá ceder nesses quatro pontos. "A questão do estado do Amazonas está ok, a de Sergipe também deverá ser resolvida em breve, já que se trata apenas de um problema técnico, ou seja, da liberação de empréstimos", disse. "A questão da Bahia também está sendo levantada, e, com relação ao Pan, o governo deve liberar mais verbas", acrescentou.