Presidente do BNDES diz que banco poderá conceder empréstimo a possível investidor da Varig

18/04/2006 - 17h28

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, disse que o banco poderá vir a financiar o investidor que decidir aplicar recursos na Varig dentro do processo de recuperação judicial da empresa, desde que sejam preenchidos os pré-requisitos para se candidatar ao financiamento do BNDES, como apresentação de garantias e saúde financeira. O processo de recuperação foi aprovado no ano passado pelos credores da companhia aérea.

Ontem (17), Fiocca descartou a proposta formulada pela entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) de empréstimo consignado no valor de U$ 100 milhões, garantido pelos salários, por considerá-la "tecnicamente inviável".

Segundo explicou à Agência Brasil o diretor do TGV, comandante Jorge Figueiredo, o empréstimo solicitado ao BNDES seria injetado na nova unidade da Varig, uma espécie de filial operacional da empresa, cuja criação foi autorizada na semana passada pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. A nova unidade está prevista no plano de recuperação. "Todo o dinheiro que vier daqui para frente, e eu espero que venha logo, não importa de onde, será para ser aplicado nessa nova empresa criada a partir do plano", observou.

Na avaliação do comandante, a Justiça do Trabalho "botou em prática uma coisa que a administração da Varig não estava conseguindo, que era fazer o plano acontecer". Segundo ele, o que falta agora é "dinheiro para essa nova unidade funcionar".

Figueiredo destacou que essa é a meta do plano emergencial que o novo gestor da Varig, a consultoria americana Alvarez & Marsal, está tentando implementar. "E que a gente está disposto a turbinar, com a nossa participação no Aerus [fundo de previdência dos funcionários da Varig, atualmente sob intervenção da Secretaria de Previdência Complementar, do Ministério da Previdência]".