Petrobras faz contrato com estatal chinesa para construir gasoduto no Sudeste

18/04/2006 - 1h07

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Petrobras e a estatal chinesa de Petróleo Sinopec Group assinaram nesta segunda-feira (17) o contrato de construção do Gasoduto Cabiúnas-Vitória (Gascav). Ele percorrerá 14 municípios do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O Gascav é a primeira parte do Gasene – o gasoduto que irá interligar as regiões Sudeste e Nordeste. Também integram o Gasene os gasodutos Vitória-Cacimbas, que já está em construção, e o Cacimbas-Catu, em fase de projetos.

De acordo com o diretor de petróleo e gás da Petrobras, Ildo Sauer, o valor total do contato foi de U$239 milhões, financiados pela Sinopec à Petrobrás, e a previsão é que sejam gerados cerca de 2600 empregos diretos. A estimativa é que as obras do Gascav sejam concluídas em maio do ano que vem. Já o Gasene deve ficar pronto em 2008.

A construção do Gasene, segundo o diretor, também possibilitará suprir o déficit de gás em regiões como a Nordeste. "Ele servirá para consolidar a malha de gasoduto do Brasil, permitindo que a médio prazo possamos movimentar gás entre as várias regiões do país, levando de onde ele é produzido até às regiões que necessitam desse gás".

Ildo Sauer ainda comentou sobre a possibilidade de a Petrobrás importar Gás Natural Liquefeito (GNL), permitindo o transporte do gás a partir de qualquer país, sem a necessidade de utilização de gasodutos. Segundo Sauer, a diretoria já aprovou o estudo desse projeto, durante uma reunião na última quinta-feira."O que foi aprovado é que vamos estudar essa possibilidade, mas ainda não há nada de concreto", afirmou.