Petrobras anuncia início da normalização das operações na Bolívia após ruptura de oleoduto

18/04/2006 - 20h07

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Petrobrás anunciou hoje (18) ter dado início à normalização do processo de produção de gás natural em território boliviano. Ontem, já houve envio de condensado (líquido extraído juntamente com o gás natural) do campo de San Antonio, localizado em Tarija.

Em nota divulgada pela empresa, a Petrobrás informa que a produção de gás natural na Bolívia havia sido reduzida em conseqüência da ruptura do oleoduto que transporta condensado em solo boliviano. Os estragos foram causados pelas fortes chuvas que caíram naquele país no início do mês, na região de Chaco.

Com a retomada da produção, nos próximos dias as exportações de gás da Bolívia para o Brasil retornarão à casa dos 24 milhões de metros cúbicos dias, depois de terem caído nos últimos 15 dias para 21 milhões de metros cúbicos.

Também será normalizado o abastecimento de derivados de petróleo ao mercado boliviano. A Petrobrás esclareceu, ainda na nota, que os cortes ocorridos no Brasil em decorrência do acidente foram limitados às refinarias da própria estatal e às usinas termelétricas, evitando desta forma prejuízos da produção de derivados ou de energia elétrica.

Para possibilitar o restabelecimento do fluxo de condensado no menor tempo possível, a empresa consertou um trecho do duto original e construiu, em caráter provisório, um desvio de 5 quilômetros.