No Rio Grande do Sul, sem-terras lembram confronto em Carajás com manifestações em 12 rodovias

17/04/2006 - 22h49

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interrompeu, por 19 minutos, o trânsito de 12 rodovias federais no Rio Grande do Sul. O ato marcou, no estado, os dez anos do confronto conhecido como o Massacre de Eldorado dos Carajás.

Em 17 de abril de 1996, um confronto ocorrido no município de Eldorado dos Carajás, ao sul do Pará, envolvendo agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Polícia Militar matou 19 trabalhadores rurais e deixou outros 69 feridos.

Para sexta-feira (21), está previsto um ato na praça de Coqueiros do Sul, no norte do estado. Os manifestantes querem agilidade na reforma agrária e desapropriação da fazenda Coqueiros.

Claudemir Vassoler, da coordenação estadual do MST, disse que um dos bloqueios foi realizado na BR-386, em Nova Santa Rita, na região metropolitana da capital gaúcha, em frente a uma área que está em processo de assentamento pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No estado, as interrupções no trânsito aconteceram em Dom Pedrito, Canguçu, Nova Santa Rita, Júlio de Castilhos, Tupanciretã, São Luiz Gonzaga, Arroio Grande, Piratini, Hulha Negra, Sarandi e Almirante Tamandaré.

As manifestações reuniram mais de dois mil integrantes do MST. Em Porto Alegre, os sem-terra organizaram palestras e fizeram panfletagem em universidades e no centro da cidade.