Ministério da Agricultura apresenta banco de dados da biodiversidade

18/04/2006 - 7h41

Brasília - Cinco mil nomes de produtos da biodiversidade brasileira, entre eles o umbu, o cajá, o maracujá, o cupuaçu, o açaí e o pinhão, farão parte de um banco de dados que será apresentado hoje (18) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também fazem parte da listagem centenas de espécies da fauna, flora e microorganismos do país.

O objetivo é enviar a relação de nomes, inicialmente em forma de software, às maiores oficinas mundiais de patentes localizas na Europa, Estados Unidos e Japão. De acordo com o assessor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Leontino de Rezende, a lista dos nomes vai garantir mais um instrumento para orientar o processo de patente internacional.

A apresentação do trabalho será feita às 15 horas, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), ao Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual, composto por técnicos do MDIC, do Mapa, além dos ministérios das Relações Exteriores e da Ciência e Tecnologia.