Lula inaugurará amanhã novas instalações em hospital de Porto Alegre

18/04/2006 - 21h20

Brasília, 18/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurará amanhã (19), em Porto Alegre (RS), as novas instalações do setor de emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Segundo o Ministério da Saúde, o hospital recebeu do governo federal R$ 5,8 milhões para obras e aquisição de equipamentos. O setor de emergência é o maior do estado e os 1.344 leitos são disponibilizados para o Serviço Único de Saúde (SUS). No ano passado, a instituição recebeu R$ 57,6 milhões e realizou 3,2 milhões de procedimentos ambulatoriais e 40 mil serviços hospitalares.

Os recursos destinados à nova emergência são provenientes do programa Qualisus, do Ministério da Saúde, que tem por objetivo melhorar e humanizar o atendimento à população. A unidade de emergência contará com 50 leitos, nove consultórios para clínicas médica, cirúrgica e de assistência social, duas salas de pequenos procedimentos, sala de medicação e serviço de diagnóstico por imagem (radiologia e ecografia), além de eletrocardiograma.

A área odontológica terá dois consultórios com capacidade para 3 mil procedimentos mensais. A reforma também inclui melhorias na sinalização do local, a fim de facilitar o acesso dos pacientes. Atualmente, a emergência atende cerca de 1,2 mil pessoas por dia.