Gil abre mostra no Planalto sobre máscaras e rituais indígenas

18/04/2006 - 21h20

Brasília, 18/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, abriu há pouco a exposição A Arte da Transformação: Máscaras e Rituais Indígenas, no Palácio do Planalto. São 32 máscaras e 12 fotos de 26 grupos indígenas brasileiros, mostrando a diversidade de práticas culturais, como rituais e cerimônias.

A exposição é promovida pelo Museu do Índio e pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Na abertura, foi lançado o Tesauro de Cultura Material dos Índios no Brasil, com informações sobre a cultura material dos povos indígenas.

Elaborada por Dilza Fonseca da Motta, a publicação tem como objetivo estabelecer uma terminologia padrão para a indexação dos artefatos existentes nos diversos acervos dos museus etnográficos.

Durante a solenidade no Planalto, com a presença de lideranças indígenas e de artesãs, foi assinado pelo ministério da Cultura um Termo de Cooperação com a Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Katxuyana e Txikuyana (Apitikatxi) do Pará e Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena (Iepé). O documento visa à implantação do projeto Artesãs do Tumucumaque: revitalização de práticas artesanais e organização das mulheres Tiriyó e Katxuyana.