Deputada diz que BNDES se propõe a financiar novo investidor da Varig

18/04/2006 - 20h33

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Demian Fiocca, sugeriu que o banco poderia financiar um novo investidor do grupo.

Segundo expôs Jandira Feghali, o que o presidente do BNDES propôs foi que, "na medida em que mudasse a gestão da Varig, isso possibilitaria que qualquer investidor que se qualifique para aportar recursos na Varig nova, a Varig operacional, o BNDES financia esses recursos".

Ontem, Fiocca recusou a proposta dos trabalhadores do grupo Varig (TGV), em encontro dos funcionários da empresa aérea Varig com a direção do banco, agendada pela deputada Feghali.

A deputada informou que Demian Fiocca considerou que a proposta de crédito consignado, com desconto em folha de salário dos empregados, "não dava garantia ao banco e poderia prejudicar os trabalhadores".

A parlamentar argumentou que a sugestão de financiamento a um novo investidor dá uma saída interessante ao processo de recuperação da Varig, porque a companhia não dispõe de capital de giro para retomar suas aeronaves e ser uma empresa lucrativa. Essa forma "poderia, de fato, dar um caminho de salvação, de viabilização da Varig operacional".