Coordenador do ISA diz que concessão para mineração deve ser anulada nas áreas de preservação

18/04/2006 - 20h43

Juliana Andrade*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As concessões para mineração em áreas localizadas em unidades de conservação devem ser anuladas pelo governo federal. É o que defende André Lima, coordenador do Instituto Socioambiental (ISA). Nesta noite, o instituto lança a publicação Mineração em Unidades de Conservação na Amazônia Brasileira. O estudo mostra que 88 unidades podem sofrer danos ambientais com a mineração. Há cerca de 200 áreas de preservação no estado.

"Estamos encaminhando um comunicado e solicitação aos órgãos ambiental e mineral, no sentido de anular os títulos [minerários] que incidem sobre essas unidades, que são as áreas protegidas", afirmou Lima, em entrevista à NBR, canal de TV a cabo do Poder Executivo.

Lima afirmou que a exploração mineral nas unidades de conservação decorre, muitas vezes, da falta de comunicação entre os setores ambiental e de mineração. "O que acontece é que durante muito tempo, nesse processo de criação das unidades de conservação – como os parques nacionais, as reservas biológicas – não havia comunicação entre setor de mineração e o setor ambiental, então muitas vezes se criavam unidades de conservação em áreas já tituladas, concedidas para mineração, e muitas vezes se concedia mineração dentro dessas áreas".

André Lima lembrou que mineração nessas áreas acarreta uma série de impactos negativos. "A mineração envolve uma série de atividades indiretas: você tem que abrir estradas, tem que explodir determinadas áreas, tem que desmatar, tem habitação de trabalhadores na área, enfim, isso tem impactos sérios, tanto questão das águas, quanto na questão da fauna e da flora", disse.

*Colaboraram Bianca Paiva e Janaina Rocha