Conselho cria observatório para acompanhar resultados de políticas contra desigualdade

18/04/2006 - 16h03

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social abrigou hoje (18), pela primeira vez, uma reunião do Observatório da Equidade. O órgão foi criado pelo conselho como uma forma de acompanhar a influência que as políticas públicas exercem sobre a desigualdade. Hoje aconteceu a primeira reunião do Conselho Diretor e Comitê Técnico do observatório.

"Ele vai funcionar como uma espécie de escotilha de conhecimento para trazer para dentro do conselho as limitações, equívocos e positividades dos programas do governo nas áreas que o Conselho escolher para olhar", afirmou o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Tarso Genro.

A secretária responsável pelo Conselho, Esther Bemerguy, explica que o conselho irá definir um tema a ser observado durante o período de um ano sob a ótica de quais são as metas do governo e a forma como a sociedade civil se comporta em relação ao tema. "Já existem sugestões de que o tema seja educação, ou saúde, ou a própria política econômica ou tributária", conta.

Ao final do período de um ano, o Conselho emite um parecer sobre as políticas sociais do governo que foram analisadas e o quanto essas políticas contribuíram para construir a igualdade, de acordo com Esther Bemerguy.