Celso Amorim diz que modelo a ser adotado para TV digital vai absorver tecnologia brasileira

18/04/2006 - 19h37

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, reiterou hoje (18) que, independentemente da escolha do governo brasileiro, o modelo de TV Digital a ser adotado no país deverá incorporar a tecnologia que vem sendo desenvolvida aqui. "Não é só transferência de tecnologia de lá para cá, é absorção de tecnologia brasileira no modelo que será adotado e na transferência de capacidade industrial e tecnológica", afirmou.

Atualmente, o governo brasileiro discute qual modelo será implementado no país: o americano (ATSC), o japonês (ISDB) e o europeu (DVB). A base de um sistema brasileiro também começou a ser desenvolvido por 1,5 mil cientistas em 22 consórcios de universidades, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.

Entre os dias 11 e 13 deste mês, Amorim esteve no Japão para discutir o tema. A visita oficial resultou na assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países. "O memorando procurou, sobretudo, combinar uma eventual opção brasileira pelo sistema japonês com um engajamento do governo japonês em uma parceria tecnológica com o Brasil, não só no domínio específico da TV Digital, mas também em áreas correlatas, como uma possível fábrica de semicondutores", relatou o chanceler.

Segundo ele, a assinatura do documento "foi importante porque deixou claro que será uma escolha com contrapartidas efetivas". O ministro disse ainda que a Toshiba anunciou que mandará missão ao Brasil para estudo de mercado. A visita é resultado das reuniões entre os dois governos.