Brasília recebe última das 27 conferências regionais que discutem direitos da pessoa com deficiência

18/04/2006 - 14h11

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília - Começou hoje (18) em Brasília a última conferência para discutir os direitos da pessoa com deficiência. Outras 26 já foram realizadas em cada uma das regiões do país. Com o tema "Acessibilidade – você também tem compromisso" a Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência (Corde), da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, quer fortalecer a relação entre governo e sociedade como forma de melhorar a formulação e execução de políticas voltadas para essas pessoas.

De acordo com a coordenadora Nacional do Corde, Isabel Loureiro, "é importante que a sociedade traga suas demandas para o aprimoramento da lei e da política. Principalmente na alocação dos recursos públicos, para que essa política se transforme em ações práticas para impulsionar a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil", afirma.

Isabel Loureiro diz que a sociedade pode dar uma grande contribuição quanto à concepção, o acompanhamento da política e a fiscalização do seu cumprimento. "Sem o controle da sociedade é muito mais difícil que as políticas se façam num tempo mais rápido e que os recursos cheguem para que essas ações sejam implementadas", fala.

Para Luiz Maurício, presidente da Associação de Deficientes do Distrito Federal, a melhoria do transporte público é uma das principais possibilidades de reforçar a política de acessibilidade é por meio do transporte público."O primordial é o transporte. Não temos ônibus acessíveis para as pessoas com deficiência. O nosso direito de ir e vir que não é respeitado", diz.

Das conferências realizadas nos estados e no Distrito Federal saíram 20 delegados e 10 suplentes para representar suas regiões na Conferência Nacional, que acontecerá entre os 12 e 15 de maio em Brasília. Nessa ocasião serão debatidas as demandas feitas nos encontros regionais.

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 14,8% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, totalizando aproximadamente 26,5 milhões de brasileiros.