Adiado depoimento do advogado Roberto Teixeira na CPI dos Bingos

18/04/2006 - 14h56

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos adiou o depoimento do advogado Roberto Teixeira, que estava previsto para hoje (18). O advogado de Teixeira, Cristiano Zanin Martins, enviou ao presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), um documento destacando que, por "obstáculos intransponíveis", ele não poderia comparecer hoje à comissão.

Segundo o senador, foi a segunda vez que a comissão intimou Teixeira e ele não compareceu. Efraim Morais disse que vai conversar mais uma vez com os advogados de Teixeira e, se ele não atender à próxima intimação, a comissão pedirá ajuda da Polícia Federal. "Esperamos que agora haja esse entendimento. Caso contrário, a CPI vai tomar as providências cabíveis, ou seja, solicitar que a Polícia Federal localize e traga o senhor Teixeira para depor", afirmou.

De acordo com Martins, não houve tempo para que Teixeira chegasse à CPI, já que recebeu a intimação às 18 horas de ontem (17), em São Paulo. "Não há, em quaisquer das companhias aéreas em operação, passagens em horário compatível com o evento noticiado em ofício", ressaltou o documento.

Cristiano Martins alegou que seu cliente tem problemas de saúde. O documento enviado à CPI informa que Teixeira passou por uma cirurgia cardíaca em 18 de janeiro deste ano e ressalta que, por isso, precisaria de uma avaliação médica para saber se tem condições de prestar depoimento.

Teixeira é compadre e amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em depoimento na comissão, o ex-militante petista Paulo de Tarso Venceslau acusou Teixeira de operar um esquema ilícito de arrecadação para o PT por meio da Consultoria para Empresas e Municípios (Cpem). A Cpem prestava serviços a prefeituras do partido.