Trabalhadores da Varig tentam encontro ainda hoje com presidente do BNDES

17/04/2006 - 19h23

Rio, 17/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - Representantes dos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) tentarão ser recebidos ainda hoje (17) pelo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Demian Fiocca. O objetivo, segundo Felipe Paiva, da diretoria do TGV, é o de conseguir no banco um empréstimo garantido por algum ativo da empresa.

Já o presidente da Associação de Pilotos da Varig, Rodrigo Marocco, informou que o encontro tem como finalidade fazer uma análise técnica da proposta dos trabalhadores ao BNDES "e ver o que é necessário para o banco participar da recuperação da Varig". Marocco acrescentou que o grupo não sabe "ainda quais são as condições impostas pelo banco".

Já o coordenador do TGV, comandante Márcio Marsillac, confirmou que será apresentada à direção do BNDES proposta de securitização da parte operacional da Varig, que resultaria da segregação da companhia, conforme autorizado pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, na última semana. O objetivo é "tentar conseguir para essa Varig operacional uma linha de crédito".

De acordo com informação da assessoria de imprensa do BNDES, a reunião com os funcionários da Varig não constava da agenda de Demian Fiocca para hoje.

Márcio Marsillac lembrou que a liminar concedida pelo juiz Evandro Guimarães, da 14ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, "fez o processo caminhar", na medida em que implementa uma das ações previstas no plano de recuperação judicial da Varig, que é a criação de uma filial, envolvendo a parte operacional, visando à geração de lucro e de valor de mercado para a companhia. Essa filial, denominada Varig.op, representa a segregação dos ativos e passivos operacionais da empresa. O passivo restante fica com a Varig original, em recuperação.