País não pode ficar sem orçamento, diz Tarso Genro

17/04/2006 - 19h30

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um dia antes da votação do Orçamento Geral da União deste ano, prevista para amanhã (18), o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou que "o país não pode ficar sem orçamento".

Devido à demora do Congresso Nacional em aprovar o Orçamento, o governo já anunciou a liberação de R$ 1,775 bilhão, por meio de medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União da última quarta-feira (12). Tarso Genro afirmou ainda que, "se for necessário, o governo terá que continuar editando medidas provisórias com esse objetivo".

Segundo o Ministério do Planejamento, a Presidência da República deverá editar outra medida provisória, no valor de R$ 24,4 bilhões, com verba também destinada a investimentos.

Tarso reafirmou, contudo, que "a partir do momento em que o orçamento for aprovado, automaticamente as medidas provisórias que o governo tenha assinado perderão validade".

O ministro falou à imprensa depois de deixar o gabinete da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie.