Orçamento será colocado em votação com ou sem consenso, diz Renan

17/04/2006 - 21h14

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) marcou para esta terça-feira, às 11 horas, a sessão para votar o Orçamento Geral da União deste ano. "O orçamento tem que ser votado. Se não houver consenso temos que decidir no voto", disse Renan.

Segundo Renan, não há motivos para adiar a votação do orçamento. "As negociações avançaram. Os governadores cederam e demonstraram que estão dispostos a ajudar na aprovação", disse "o que resta para acertar são pequenas demandas localizadas , que precisam ser resolvidas".

Segundo o senador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem razão de reclamar da demora da votação, "assim como nós temos razão de reclamar do uso excessivo de Medida Provisória como agora". "O Brasil - disse - precisa ter um orçamento aprovado para que tenhamos definição clara em relação aos investimentos e uma sinalização em relação ao mercado". Calheiros disse que não colocou em votação o orçamento na semana passada, após o acordo feito pelo governo com os governadores, porque não havia quórum para deliberar sobre a matéria.

Para evitar a falta de quórum na votação do orçamento nesta terça-feira, o presidente do Senado pediu aos líderes partidários que mobilizassem suas bancadas para estarem na sessão do Congresso destinada à votação da matéria. "Pedi aos líderes para mobilizarem as suas bancadas para votar amanhã o orçamento", informou.