Lula se diz preocupado com atraso na votação de projetos prioritários

17/04/2006 - 7h39

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em seu programa semanal de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar preocupado com a possibilidade de atraso na votação de projetos prioritários que tramitam no Congresso Nacional.

Além do orçamento da União, Lula citou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a criação da Super Receita.

"São coisas importantes para modernizar o Brasil, para tornar o Brasil mais produtivo, mais ágil", ressaltou Lula no programa Café com o Presidente desta segunda-feira (17), para quem os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros, também devem estar preocupados com o atraso nas votações.

"Esse ano a partir de junho muitos candidatos estarão na rua, os deputados são candidatos à reeleição, outros são candidatos a cargos majoritários. E, portanto, se não votar até junho nós vamos ter mais dificuldade ainda de votar as coisas", alertou o presidente.

Para ele, apesar de a disputa eleitoral criar um clima tenso na sociedade é preciso dar continuidade aos projetos de desenvolvimento. "Como nós temos no Brasil eleição a cada dois anos, todo mundo já está acostumado com isso, ninguém perde uma noite de sono por causa de uma disputa eleitoral", defendeu.

De acordo com o presidente, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa dará o apoio necessário aos pequenos e médios empresários brasileiros. Já o Fundeb permitirá o repasse de R$ 4,3 bilhões a mais nos próximos quatro anos para o ensino básico no Brasil.

A Super Receita, segundo Lula, também precisa ser votada no Congresso porque aprimora o sistema de arrecadação no Brasil, unificando a Receita Federal com a Previdência Social.