Líder do PSDB critica medidas provisórias para liberar orçamento

17/04/2006 - 19h05

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou a decisão do governo federal de editar medidas provisórias (MPs) para destinar dinheiro a estatais e programas de governo, enquanto não é aprovado o Orçamento da União de 2006. "Não podemos concordar com essas MPs. Elas representam a desmoralização e o fechamento moral do Congresso Nacional", disse o senador. "Se ainda não temos orçamento, como é que o governo pode fazer saques para investimentos? O que há, até agora, é apenas um projeto de governo que ainda não foi chancelado pelo Legislativo", disse.

Devido à demora do Congresso Nacional em aprovar o Orçamento, o governo já anunciou a liberação de R$ 1,775 bilhão, por meio de medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União da última quarta-feira (12).

Segundo o Ministério do Planejamento, a Presidência da República deverá editar outra medida provisória, no valor de R$ 24,4 bilhões, com verba também destinada a investimentos.

Em entrevista à imprensa, o senador Arthur Virgílio rebateu as críticas do governo de que a oposição está fazendo manobras para impedir a aprovação do Orçamento da União de 2006. "A oposição está ansiosa para ver aprovado o Orçamento. A culpa da não-aprovação é do governo. Que fique bem claro isso", afirmou o senador. Virgílio diz que o partido deve questionar amanhã (18) na Justiça a legalidade das MPs.