Inaugurado hoje, Centro Tom Jobim terá atividades culturais e relacionadas ao meio ambiente

17/04/2006 - 21h11

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Espaço que mistura cultura e meio ambiente, o Centro Tom Jobim de Cultura e Meio Ambiente, foi inaugurado hoje (17), no tradicional Jardim Botânico da cidade do Rio de Janeiro. O centro oferecerá, ao público, atrações artísticas, oficinas de educação ambiental e um resgate de culturas tradicionais do Brasil, como a indígena.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou da inauguração junto com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse achar importante a mistura de cultura com educação ambiental.

"Estamos fazendo essa junção entre aquilo que o homem cria, a cultura, e aquilo que a natureza nos dispõe. É um casamento perfeito: arte, poesia, meio ambiente e sustentabilidade. A verdade desse milênio precisa ser construída em cima de bases sustentáveis, tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental, social, cultural e, principalmente, ético", afirmou.

O nome do centro cultural e ambiental é uma homenagem ao compositor Antonio Carlos Jobim, que tinha uma relação forte com o Jardim Botânico e a natureza brasileira.