Consumo de energia em fevereiro foi 5,5% maior que no mesmo mês de 2005

17/04/2006 - 15h20

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 28,6 gigawatts-hora em fevereiro, o que representou um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em 2006, a alta acumulada é de 3,6%.

Os dados, divulgados hoje (17), são do Boletim de Acompanhamento Mensal de Mercado de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. De acordo com o documento, o aumento foi influenciado pelas altas temperaturas do último verão, que tiveram especial impacto sobre o consumo no setor comercial, de serviços e residencial.

O boletim aponta que o aumento de 10,4% no uso de eletricidade no setor de comércio e serviços é fruto da intensificação do turismo no verão, atingindo a rede hoteleira e centros de compra varejista. Já entre os consumidores residenciais, o crescimento de 5,4% da demanda energética reflete o uso de aparelhos de ar condicionado e refrigeração, como geladeiras.Embora tenha respondido por 43% de toda a energia consumida no Brasil em fevereiro, a o setor industrial apresentou um aumento de 2,1% da demanda energética.

A rubrica "outros", que engloba o segmento rural, de serviços, de iluminação pública e do poder público, teve um desempenho expressivo, com aumento de 10,3% no consumo em fevereiro. Segundo a análise do boletim da EPE, isso foi decorrente da prática de irrigação nos períodos de estiagem e da mudança do faturamento dos municípios de dezembro do ano passado para os dois primeiros meses de 2006, devido a razões orçamentárias, o que "inflou os dados faturados junto aos órgãos públicos".

O documento informa ainda que o número de consumidores residenciais subiu 3% em fevereiro, alcançando 48,6 milhões de famílias atendidas pelas distribuidoras de energia elétrica. O crescimento, segundo a EPE, se deve ao programa federal Luz para Todos, que prevê a universalização do acesso à rede elétrica.

Em fevereiro, o consumo médio por residência foi de 146,6 quilowatts-hora por mês, superando em 2,3% o mesmo período de 2005. Apesar do aumento, o número é 19% inferior ao de fevereiro de 2000, ano que precedeu a crise de abastecimento de energia de 2001.

A publicação também indica também que o Sudeste e o Centro-Oeste foram as regiões que apresentaram maior aumento do consumo de energia elétrica em fevereiro, de 6,4% e 6,2%, respectivamente. No que se refere ao consumo residencial e comercial, a liderança no país é da região Sudeste, com aumentos respectivos de 7,6% e 12,7%.