Maginais invadem centro administrativo da Prefeitura do Rio e fazem 15 policiais reféns

16/04/2006 - 17h30

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - A audácia dos marginais do Rio de Janeiro chegou neste domingo de Páscoa ao Executivo carioca. Segundo revelou a assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio de Janeiro, 15 a 20 homens, a maioria armados, renderam por volta das 7 horas da manhã dois guardas municipais no Centro Administrativo, aproveitando o movimento de entrada e saída de uma operação de manutenção em um dos andares do prédio.

Os bandidos prenderam os guardas em um dos pavimentos e foram rendendo os demais policiais encarregados da segurança do local à medida que eles iam chegando. No saguão do edifício, eles tentaram arrombar caixas eletrônicos de diversas instituições bancárias, mas só tiveram êxito em duas do Banco do Brasil.

A assessoria informou que os criminosos fugiram em três carros e uma moto descaracterizada da guarda municipal. Do total de 17 policiais que fazem a segurança do Centro Administrativo, 15 ficaram como reféns. Os outros dois haviam saído para fazer uma supervisão no Palácio da Cidade e escaparam de ser rendidos.

O caso foi registrado na 6ª Delegacia Policial (DP) da Cidade Nova e na Delegacia de Roubos e Furtos. A assessoria explicou que somente amanhã deverá ser levantado o montante roubado pelos criminosos.

A prefeitura reivindica que a segurança dos caixas eletrônicos deve ser feita pelos próprios bancos, uma vez que à Guarda Municipal cabe somente a segurança do prédio. A assessoria acredita que o valor levado não deve ser grande, uma vez que não havia movimento no local. Além disso, os caixas eletrônicos não são alimentados de dinheiro nos finais de semana.