Campanha de combate ao tráfico internacional de seres humanos existe desde 2004

16/04/2006 - 14h38

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Desde 2004, o Ministério da Justiça e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc) mantêm a Campanha de Combate ao Tráfico Internacional de Seres Humanos. Os slogans da campanha são "Primeiro eles tiram o passaporte, depois a liberdade" e "Se alguém oferecer casa, comida e roupa lavada no exterior, desconfie". Ambos fazem alusão aos inúmeros casos de mulheres que saem do Brasil com a promessa de terem uma vida melhor no exterior e acabam sendo vítimas de exploração sexual.

A campanha consiste na distribuição de filipetas informativas em passaportes, porta-camisinhas com preservativos distribuídos pelo Ministério da Saúde e cartazes pelos aeroportos, nas superintendências da Polícia Federal e em locais de grande circulação. Todo o material informa o número dos telefones que recebe denúncias relacionadas ao crime de tráfico de seres humanos.

As mensagens da campanha também são divulgadas em spots de rádio, transmitidos nas cidades identificadas como de origem das vítimas. As peças são exibidas nas áreas de embarque internacional dos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Antônio Carlo Jobim – Galeão (Rio de Janeiro).

De acordo com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc), o tráfico de seres humanos é uma das atividades mais rentáveis do crime organizado e movimenta cerca de US$ 9 bilhões por ano. A estimativa é de que cada pessoa traficada represente um lucro de aproximadamente US$ 30 mil para os aliciadores.