Brasil foi pioneiro no continente em vacinação gratuita contra rotavírus, revela secretário

16/04/2006 - 10h09

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil foi o primeiro país no continente a oferecer à população a vacina contra o rotavírus, gratuitamente, na rede pública de saúde. A informação foi dada nesta semana pelo secretário nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, em entrevista à Rádio Nacional. "O Brasil foi pioneiro e em seguida veio o Panamá. A Venezuela está disponibilizando (a vacina) também", afirmou.

O rotavírus tem sido o principal causador de diarréias em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. O vírus é transmitido por via fecal-oral, pela água ou alimentos, objetos contaminados, por contato pessoal e, principalmente, por via respiratória, ou seja, da mesma forma que o vírus da gripe.

Barbosa afirmou que a melhor idade para vacinar crianças contra o rotavirus é antes dos seis meses. "A criança toma a primeira dose aos dois meses de idade e a segunda dose aos quatro meses. Crianças com mais de seis meses não devem tomar vacina contra o rotavírus porque não existem estudos que demonstrem a eficácia da vacina nessa idade", explicou.

Segundo Barbosa, o Brasil o calendário de vacinação do Brasil é um dos mais completos do mundo. O país oferece dez vacinas que protegem as crianças de 14 doenças, além de dispor de 17 vacinas especiais para alguns grupos de crianças que têm algum tipo de doença imunológica ou que são alérgicas às vacinas tradicionais. "Essas vacinas especiais são oferecidas nos Centros de Referencia Imunológica Especiais presentes em todos os estados brasileiros".