Em cinco CDs, instituto tenta traduzir "economês" para a população

15/04/2006 - 11h04

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs) está distribuindo material radiofônico sobre economia para rádios comunitárias. De acordo com a coordenadora do Pacs, Sandra Quintela, foram produzidos CDs que trazem cinco temas: dívida externa, privatização da água, Organização Mundial de Comércio, Conselhos Populares e mercantilização da mulher.

Sandra Quintela informou que a proposta dos programas é "traduzir o economês para a população, mostrando como a economia afeta o seu dia-a-dia". Ela disse ainda que participam das entrevistas "economistas e sociólogos, juntamente com representantes de movimentos sociais ou gente simples, como quebradeiras de coco".

Os temas de economia também são tratados na forma de radionovelas. "A experiência da Rádio Nacional com as radionovelas foi a nossa motivação para que fizéssemos esse tipo de produção, junto com a Ong Criar Brasil, especializada em programas de rádio", disse. "Nós percebemos que elas poderiam ser uma forma lúdica para abordarmos temas sérios".

A expectativa é que, a partir desse mês, os programas de rádio também estejam disponíveis para uso livre, na página www.pacs.org.br, no formato MP3. Segundo Sandra Quintela, a idéia é que ampliar a divulgação do material, principalmente para as rádios comunitárias, que "contribuem com a democratização dos meios de comunicação e o fortalecimento das comunidades locais".