Pilotos detectaram início da crise financeira da Varig há cerca de cinco anos

14/04/2006 - 12h08

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O início da crise financeira da Varig foi detectado pelos pilotos da companhia há cerca de cinco anos e acabou determinando a demissão de 62 desses profissionais entre fevereiro e setembro de 2002, nas gestões dos presidentes Ozires Silva e Arnin Lore, respectivamente.

A informação foi dada, nesta capital, pelo comandante Fábio Goldenstein, funcionário da Varig desde 1973 e um dos fundadores do fundo de previdência dos trabalhadores, o Aerus.

Esses 62 pilotos se acham em processo de reintegração, paralisado agora por efeito de liminar obtida pela atual direção da Varig, que pleiteia que o processo movido pelos empregados transite em julgado para que haja a reintegração definitiva ao quadro funcional, revelou o comandante Felipe Paiva.

Fábio Goldenstein informou que à época das primeiras 31 demissões, a Varig chegou a distribuir fotos dos pilotos nos postos policiais dos aeroportos, como forma de hostilizar os demitidos. A medida foi reconhecida pelos órgãos de defesa da cidadania como violação dos direitos humanos.

Para os pilotos da Varig na ativa, a demissão foi uma retaliação à denúncia feita à época pela categoria de gestão duvidosa da ex-controladora da Varig, a Fundação Ruben Berta, que levou a companhia à atual situação falimentar.