Funcionários fazem acordo com Varig para redução da folha de pagamento

14/04/2006 - 17h16

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – Os trabalhadores da Varig, representados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (profissionais que atuam a bordo), e vários sindicatos dos aeroviários (profissionais que trabalham em terra), firmaram ontem (13) uma carta de intenções com os gestores da reestruturação da Varig. Os funcionários aceitam o "o objetivo de fazer reduções que representem um impacto na folha de pagamento alguma coisa em torno de 50%". A informação é do comandante Élnio Borges, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Borges afirmou, no entanto, que o método para fazer isso não ficou estabelecido. "Pode ser de várias maneiras, inclusive através de redução de jornada e redução proporcional de salários", explicou. Uma das possibilidades levantadas é a redução dos salários em 30% e diminuição do efetivo em 2.900 empregados.

A proposta será levada à assembléia dos funcionários, em data ainda não programada. Tudo vai depender, segundo informou Élnio Borges, da administradora do plano de reestruturação da Varig, a consultoria americana Alvarez & Marsal, estabelecer uma proposta específica de quais serão os pontos que devem constar do acordo coletivo de trabalho. Borges disse que "a partir desses pontos, nós acrescentaremos as condições necessários para isso e apresentaremos à assembléia para aprovação".

A velocidade de realização da assembléia está na mão da reestruturação da Varig, frisou o comandante. "A assembléia pode ser chamada em 72 horas após o recebimento e a montagem da proposta", informou.