Empresa interessada na compra da Varig diz que manteria empregos

14/04/2006 - 14h56

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Varig Log afirma que, se for efetivada a compra da Varig, pretende preservar 15 mil postos de trabalho, distribuídos entre a empresa aérea brasileira e suas prestadoras de serviço exclusivas. A informação foi dada hoje pela assessoria de imprensa da Volo do Brasil, controladora da Varig Log.

A Volo do Brasil resulta de uma associação do fundo de investimentos norte-americano Matlin Patterson com três empresários brasileiros. Eles são Marco Antonio Audi, dono de uma empresa de helicópteros, Marcos Haftel, da Yala Investimentos, e Luis Eduardo Gallo, da empresa de administração Tática Asset Management. A empresa foi criada com o propósito específico de atuar na área de logística de transportes e adquiriu a Varig Log em janeiro deste ano por U$ 48,2 milhões.

Na próxima segunda-feira, a operação de compra das operações da Varig pela Varig Log deverá ser submetida aos credores e à Justiça Empresarial do Rio de Janeiro, à qual está subordinado o processo de recuperação judicial da empresa. O assessor de imprensa da Volo, José Carlos Mattos, lembrou que o acordo para venda da parte operacional da Varig à Varig Log será submetido também à anuência do governo federal, através da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Do mesmo modo, durante a próxima semana, os trabalhadores da companhia aérea deverão se pronunciar sobre a proposta.

Segundo informou a assessoria de imprensa da Volo do Brasil, a Varig Log é considerada a maior empresa de logística do país, sendo responsável por mais de 47% do mercado nacional e cerca de 32% do mercado internacional de carga brasileira. O faturamento da Varig Log experimentou um salto de 40% nos dois últimos anos, passando de U$ 400 milhões, em 2003, para U$ 560 milhões, no ano passado, revelou a assessoria.