Município pernambucano vai construir centro vocacional tecnológico especializado em floricultura

13/04/2006 - 9h28

Recife, 13/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Ciência e Tecnologia destinará R$ 533 mil à construção de um centro vocacional tecnológico (CVT) especializado em floricultura no município de Brejão, no Agreste de Pernambuco. O projeto será executado em parceria com a prefeitura da cidade, que entrará com contrapartida de R$ 99 mil.

A unidade começará a funcionar no final de maio, numa área de dois hectares na zona rural do município, que fica a 253 quilômetros da capital pernambucana. O centro será dotado de estufas, galpão, sistemas de irrigação, câmara fria de conservação e sala administrativa.

De acordo com o assessor especial do ministério da Ciência e Tecnologia, Ranilson Ramos, os agricultores beneficiados com a iniciativa serão capacitados antes da inauguração do centro, ainda neste mês.

Ramos destacou o potencial da região para desenvolver um pólo produtor de flores de várias espécies, devido às condições climáticas que apresenta, com temperaturas amenas.

Segundo ele, deverão ser capacitados 1.500 agricultores familiares, com vistas a aumentar a geração de emprego e renda na região. Além de receber instruções sobre tecnologia de cultivo, conservação, embalagem e armazenamento de flores, os agricultores serão orientados sobre perspectivas de mercado, lucros, preços e variedades de flores mais procuradas pelo consumidor.

O Programa Nacional de Centros Vocacionais Tecnológicos, que visa a inclusão social, prevê o desenvolvimento de ações educativas, informativas e de sustentação de empreendimentos, levando em conta as potencialidades de cada região.