Adolescente mineiro vai à Suécia para ser júri de prêmio mundial

13/04/2006 - 10h11

Brasília - O adolescente mineiro, Railander Pablo Freitas de Souza, 12 anos, embarcará hoje (13) para a Suécia, onde participará do juri que escolherá o vencedor do Prêmio dos Amigos Mundiais.

Em Belo Horizonte, Railander é atendido há três anos pela ONG Circo de Todo Mundo, que o resgatou das ruas e promoveu sua reinserção social e familiar. Em Estocolmo, o adolescente, além de compor o júri composto por meninos e meninas de todo o mundo que tiveram seus direitos violados, como ex-crianças soldados, ex-escravas, refugiadas ou que estiveram em situação de rua, irá participar, no dia 20, da cerimônia de entrega dos prêmios, presidida pela Rainha Silvia.

Na mesma ocasião, a organização promotora da premiação - Children’s World - irá conferir também Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos das Crianças. O vencedor é escolhido por crianças e adolescentes de todo o mundo que tem até hoje para acessar a página eletrônica www.childrensworld.org e fazer a escolha entre três finalistas.

Entre esses estão Jetsun Pema, que é irmã do Dalai Lama e trabalha com crianças no Tibete; a Organização dos Órfãos de Ruanda, que atende seis mil crianças sobreviventes do genocídio de 1994; e Craig Kielburger, que aos 12 anos fundou uma organização que já construiu 450 escolas no Canadá. Ambos vencedores receberão U$ 40 mil. O outro finalista receberá um prêmio de U$ 20 mil.