Servidores públicos fazem protesto por equiparação de salários

12/04/2006 - 13h15

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Servidores públicos federais do chamado "ciclo de gestão" fizeram hoje (12) um protesto em frente ao Ministério do Planejamento. Essa é a quinta semana consecutiva de mobilização dos servidores, que reivindicam equiparação dos salários com os de carreiras de arrecadação tributária.

Fazem parte do ciclo de gestão funcionários do Tesouro Nacional, da Controladoria Geral da União, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Comércio Exterior e gestores governamentais. São carreiras cujas funções são elaborar o orçamento do governo federal e fiscalizar gastos.

"Hoje nosso salário equivale a 95% do que ganha um fiscal da Receita Federal e da Previdência Social. Nossa luta é para que esses 5% que nos separam seja corrigido", disse o presidente da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacom), Fernando Antunes. Segundo ele, esses 5% representam uma diferença salarial entre R$ 800 e R$ 900.

Na avaliação de Antunes, problemas salariais acabam por desestruturar o trabalho, que a cada ano perde servidores para outras carreiras. "Imaginamos que, neste momento em que o Congresso mostra e apura tantos escândalos de corrupção, a máquina de fiscalização de gastos precisa ser olhada com atenção pelo governo", afirma.

No final desta tarde, representantes dos servidores devem se reunir com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. A Unacom tenta, ainda, marcar encontro com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça.