Inscrição para leilão de energia nova é prorrogada para terça-feira

12/04/2006 - 18h54

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – Foi prorrogado para o dia 18 (terça-feira) o prazo de habilitação dos empreendedores interessados em participar do leilão de energia nova, que acontecerá no dia 12 de junho próximo. A informação da mudança foi publicada hoje em portaria no Diário Oficial da União. O prazo inicial para apresentação das propostas técnicas expiraria no dia 10 passado.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou hoje em Furnas Centrais Elétricas que a portaria reúne a metodologia de cálculo da garantia física, que estava dispersa em várias portarias, e estende o prazo para habilitação, atendendo o pedido de algumas usinas térmicas, "para poder fornecer o contrato do combustível". O leilão tem o objetivo de garantir a contratação de energia para 2009.

A EPE é vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Além de realizar estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento do setor energético nacional, a empresa responde pelo cadastramento e habilitação técnica dos investidores que participarão dos leilões de energia.

Até o fim do mês, a metodologia de funcionamento do leilão de 12 de junho ficará aberta à consulta pública, por decisão do MME. Os preços dos produtos – que serão ofertados no pregão (energia hidrelétrica e térmica) – deverão ser divulgados até um mês antes da operação.