Em sessão solene no Congresso, presidente do Chile destaca esforço de integração

11/04/2006 - 22h32

Brasília, 11/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse hoje que seu país está pronto para melhorar a integração com o Brasil. Em discurso durante sessão solene no Congresso, ela afirmou: "Nossos povos criaram uma amizade que é um exemplo para todos os povos".

Ela chamou de Aliança Renovada o esforço para estreitar as relações entre os dois países: "Essa aliança se fundamenta na solidariedade e valores comuns entre Brasil e Chile, como a vocação para a democracia e direitos humanos".

Na sessão de homenagem a Bachelet, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou que com a eleição dela, o Chile "atinge a plena maturidade democrática e exprime os novos valores da sociedade". Ele também ressaltou os esforços do governo chileno em diminuir as desigualdades existentes naquele país.

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que também participou da sessão, disse em seu discurso que o exemplo chileno de democracia é "fundamental para a unidade da América Latina em torno de um projeto democrático, de um projeto de sociedade equilibrada".