Senador diz que denúncia do Ministério Público respalda trabalho de CPI

11/04/2006 - 19h49

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra 40 pessoas envolvidas no chamado esquema do "mensalão" mostra mais uma vez o acerto e o rigor dos trabalhos realizados pela CPMI dos Correios. Já o relatório final da CPMI, entregue ao procurador-geral da República, propõe o indiciamento de mais de 100 pessoas.

O procurador Antonio Fernando de Souza disse encaminhou em 30 de março as denúncias ao Supremo Tribunal Federal, mas só divulgou o fato agora para não atrapalhar o processo paralelo da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, que também investigava o assunto.

Muitas das denúncias oferecidas pelo Ministério Público também constam do relatório final da CPMI dos Correios. O procurador cita, por exemplo, o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT, Jose Genoino, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares como integrantes do núcleo político partidário "que pretendia garantir a continuidade do projeto de poder do PT mediante a compra e o suporte político de outros partidos e com financiamento irregular de campanhas".

"Sem fazer nenhum tipo de disputa, nós da CPI chegamos praticamente aos mesmos resultados da Procuradoria Geral da República. Isso para nós é muito importante pois respalda o nosso trabalho e reafirma a importância da CPI", diz.