Ministério Público indiciou cinco deputados absolvidos pela Câmara

11/04/2006 - 20h31

André Deak e Mylena Fiori
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Entre as 40 pessoas acusadas pelo Ministério Público de participação no esquema que ficou conhecido como "mensalão", a Câmara dos Deputados absolveu cinco deputados: João Magno (PT-MG), João Paulo Cunha (PT-SP), Romeu Queiroz (PTB-MG), Professor Luizinho (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

Em quatro desses casos, a recomendação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi que o plenário da Câmara votasse pela cassação dos deputados – entretanto, todos tiveram maioria dos votos e foram absolvidos.

No quinto caso, do deputado Pedro Henry, o plenário votou de acordo com a recomendação do Conselho de Ética, por sua absolvição. O relatório do conselho que inocentava Henry foi aprovado depois que seus integrantes rejeitaram outro parecer, que recomendava sua cassação.

Também foram indiciados os quatro deputados que renunciaram antes da abertura de processos contra eles: Bispo Rodrigues (PL-RJ); Valdemar Costa Neto (PL-SP); Paulo Rocha (PT-PA); e José Borba (PMDB-PR).

José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE) foram cassados pela Câmara. Eles também foram acusados como participantes do esquema pelas investigações do Ministério Público.