Lula recebe Bachelet sob protestos de servidores públicos em greve

11/04/2006 - 13h48

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (11) a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que realiza visita de Estado ao Brasil. No momento em que Lula recebia a presidente chilena na rampa do Palácio do Planalto, servidores públicos federais em greve protestavam na Praça dos Três Poderes, em frente ao palácio.

Com faixas, buzinas, vaias, apitos e frases como "Lula, cadê o aumento do PCC [Plano de Classificação de Cargos]", os servidores pediam melhores salários e plano de carreira para a categoria. Os cerca de 300 servidores públicos federais seguiram em marcha pela Esplanada dos Ministérios, reivindicando uma resposta positiva do governo à contraproposta de reajuste para a categoria apresentada em 31 de março.

Lula e Bachelet discutirão hoje a missão de reconstrução do Haiti, ações de combate à fome e integração da América do Sul, segundo a agenda do Ministério das Relações Exteriores. Por ocasião da visita de Bachelet, os governos dos dois países firmarão acordos nas áreas de meio ambiente, mineração, energia e concessão temporária de residência.