Dirceu, Genoino e Delúbio são alguns dos indiciados pelo Ministério Público

11/04/2006 - 19h11

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato (desvio de dinheiro público), o Ministério Público Federal (MPF) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra 40 pessoas. Entre os acusados estão José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Luiz Gushiken (ex-secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), Silvio Pereira, Marcos Valério de Souza, Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes.

Também são acusados de participar do esquema parlamentares como João Paulo Cunha, José Janene, Pedro Henry, José Borba, Professor Luizinho, entre outros, além dos dirigentes do Banco Rural.

Eles estariam envolvidos com o esquema que ficou conhecido como "mensalão", que o MP definiu como "uma organização criminosa dividida em três núcleos: o político-partidário, o publicitário e o financeiro".

Segundo o Ministério Público, o núcleo político-partidário "pretendia garantir a permanência do Partido dos Trabalhadores no poder com a compra de suporte político de outros partidos e com o financiamento irregular de campanhas".

As investigações do Ministério Público sobre o mensalão terminaram em 30 de março e foram paralelas às conclusões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, que aprovou seu relatório final na última quarta-feira (5). O MPF e o Tribunal de Contas da União já receberam cópias do relatório final da CPI.

Veja, abaixo, o nome dos 40 acusados, na ordem em que aparecem no documento que a Procuradoria Geral da Repúbilca enviou ao STF.

José Dirceu;
José Genoino;
Delúbio Soares;
Silvio Pereira;
Marcos Valério de Souza;
Ramon Cardoso;
Cristiano de Mello Paz;
Rogério Lanza;
Simone Vasconcelos;
Geiza Dias dos Santos;
Kátia Rabello;
José Roberto Salgado;
Vinícius Samarane;
Ayanna Tenório Tôrres de Jesus;
João Paulo Cunha;
Luiz Gushiken;
Henrique Pizzolato;
Pedro da Silva Neto;
José Janene;
Pedro Henry;
João Cláudio Genu;
Enivaldo Quadrado;
Breno Fishberg;
Carlos Alberto Quaglia;
Valdemar Costa Neto;
Jacinto Lamas;
Antônio Lamas;
Bispo Rodrigues;
Roberto Jefferson;
Emerson Eloy Palmieri;
Romeu Queiroz;
José Rodrigues Borba;
Paulo Roberto Galvão da Rocha;
Anita Leocádia;
Professor Luizinho;
João Magno;
Anderson Adauto;
José Luiz Alvez;
Duda Mendonça;
Zilmar Fernandes Silveira.