Conselho Agropecuário do Sul decide trabalhar pela erradicação da febre aftosa no continente

11/04/2006 - 20h41

Brasília, 11/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, destacou o esforço conjunto para a erradicação da febre aftosa como um dos resultados da 9ª Reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), realizada hoje (11) entre os ministros dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), do Chile e da Bolívia.

No encontro foram discutidas políticas públicas voltadas para a defesa sanitária da região e formas de ampliar mercados. A tentativa de erradicação da febre aftosa nos rebanhos será um trabalho em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), segundo o ministro, que ressaltou ainda a importância de acordo fechado entre o Banco Mundial e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). As instituições destinarão US$ 500 mil para projetos de prevenção da gripe aviária na América Latina.

O representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe, José Graziano, disse que os recursos também vão ser destinados à informação da população. "A região está protegida e não tem, a curto prazo, a possibilidade de desenvolver um foco de gripe aviária. Mas a população está reduzindo o consumo de aves e ovos, que absolutamente não representam risco. Até agora não há registro, no mundo, de contaminação por consumo", afirmou.

A FAO está destinando US$ 1,5 milhão para combater doenças transfronteriças, entre elas a gripe aviária. Dados da instituição revelam que 13% da produção agropecuária da América Latina têm origem na avicultura e que o Brasil é responsável por metade dessa produção. O comércio de aves também responde por 1% do Produto Interno Bruto (PIB) da região e pela geração de 2 milhões de empregos. De acordo com Graziano, a dieta alimentar dos latino-americanos tem 25% de produtos agrícolas.

Durante o encontro, os ministros declararam estar preocupados com o pouco avanço sobre as questões agrícolas desde a reunião realizada em Hong Kong, em dezembro passado. Segundo eles, os resultados das negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) deverão estabelecer "o nível de ambição para outras áreas".

Os ministros anunciaram a criação do InfoCAS, uma rede de comunicação com o objetivo de dar mais visibilidade às ações na área de agricultura. E decidiram prorrogar até janeiro de 2007 o mandato da Bolívia na presidência do Conselho, que terminaria em junho próximo.