Cinco deputados pedem desligamento do Conselho de Ética

11/04/2006 - 16h37

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cinco deputados encaminharam ofícios hoje (11) ao presidente da câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), comunicando seus desligamentos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. São eles: Chico Alencar (PSol-RJ), Orlando Fantazzini (Psol-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e César Schirmer (PMDB-RS).

No documento, os parlamentares solicitaram "o compromisso e empenho" de Aldo às lideranças partidárias para que seja votada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 349/01, que acaba com o voto secreto no parlamento. Também pediram apoio no sentido de ampliar as prerrogativas do conselho para que, nos processos disciplinares instaurados pela comissão, possa haver convocação de testemunhas, quebra de sigilo e requisição de diligências a outros órgãos, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Polícia Federal.

Com a saída dos dois deputados do Psol, caberá ao PT indicar os substitutos de Alencar e Fantazinni, uma vez que as vagas são do PT. O mesmo acontece com Delgado, cuja vaga, apesar de o parlamentar ser do PSB, é do PPS, seu antigo partido.