Chile e Brasil fazem acordos de cooperação para energia e meio ambiente

11/04/2006 - 16h57

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os governos do Brasil e do Chile firmaram hoje (11) acordos de cooperação nas áreas de energia e meio ambiente, por ocasião da visita de Estado da presidente chilena, Michelle Bachelet.

O primeiro acordo prevê a criação de uma comissão mista permanente para estabelecer um programa de cooperação energética e de mineração entre os dois países. "A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo para garantir o suprimento regional de energia necessário para continuarmos crescendo em forma acelerada para renovar nossos parques produtivos e enfrentar a grande dívida social que ainda possuímos", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de Bachelet, após a assinatura do acordo no Palácio do Planalto.

Bachelet afirmou que o Chile está "plenamente disposto" a colaborar com iniciativas regionais nesse sentido. "Por que não pensar com grandeza e falar abertamente de um mercado regional de energia? A região conta com recursos para abastecer todos os seus filhos. Essa é a vontade e a perspectiva", disse. "O Chile está plenamente disposto a participar e incorporar-se a todas iniciativas regionais que caminhem nessa direção", acrescentou a presidente, para quem a comissão permitirá troca de experiência na produção de biocombustíveis, setor de interesse aos chilenos.

Os dois governos definiram, ainda, regras para os brasileiros interessados em viver no Chile e vice-versa. A idéia é solucionar a situação ilegal de cidadãos das duas nações e facilitar o trânsito de pessoas. De acordo com Lula, esse acordo reforça os laços entre o Chile o Mercosul. "As viagens que Vossa Excelência [Michelle Bachelet] está fazendo aos quatro membros fundadores sublinham esse compromisso", ressaltou Lula.