Bachelet defende que Brasil e Chile devem manter forças militares no Haiti

11/04/2006 - 17h54

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na primeira visita de Estado que fez ao Brasil, hoje (11), a presidente do Chile, Michelle Bachelet, destacou a necessidade de os dois países manterem as forças militares no Haiti. "O presidente [René] Préval, eleito democraticamente, precisa de ajuda. Ele solicitou ajuda especial da Argentina, Brasil e Chile e vamos dar", afirmou, em discurso após a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Na avaliação de Bachelet, a atuação dos países sul-americanos na missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti é um precedente histórico importante, pois mostra que mesmo em situações difíceis a região é capaz de resolver seus próprios problemas "com a cooperação das Nações Unidas, mas sem a intervenção de outros".

Pouco antes, o presidente Lula lembrou que a missão da ONU é coordenada por um diplomata chileno e comandada, na parte militar, por um general brasileiro. Lula destacou que o Haiti avança na constituição de um governo democrático e que a comunidade internacional também é responsável por isso. "Não trabalhamos com prazos, mas sim, com objetivos: a responsabilidade da comunidade internacional não termina com a retirada das tropas", ressaltou, lembrando que no dia 23 de maio os países doadores se reunirão em Brasília para reforçar o engajamento em projetos de cooperação técnica e apoio institucional para "a reconcialiação e reconstrução nacional haitiana".