Astronauta diz que pretende continuar atuando no Programa Espacial Brasileiro

11/04/2006 - 9h02

Flávio Dieguez
Enviado especial
*

Cidade das Estrelas (Rússia) - O astronauta Marcos César Pontes disse hoje à Agência Brasil que pretende usar a experiência adquirida na viagem para estimular o Programa Espacial Brasileiro. Ele lembrou que, além da viagem promovida pelos russos, teve participação no programa norte-americano e fez um treinamento durante três anos com técnicos japoneses. Sobre as próximas atividades, ele respondeu: "vamos ver como vai ser; não, nós vamos fazer sim".

Pontes informou ainda que mantém boas relações com os técnicos europeus. "Eu pretendo usar isso para realizar meus projetos".

A entrevista de hoje foi a última manifestação de Pontes na Rússia. Ele permanece no país, onde pratica exercícios para readaptação, até o próximo dia 19, quando retorna ao Brasil. Está previsto um encontro com o presidente Lula.

Antes da entrevista, o astronauta afirmou que pretende tirar férias na Rússia, depois do período de readaptação. Ao lembrar a passagem amanhã (12) dos 45 anos da viagem do astronauta russo Iuri Gagarin ao espaço, em 1961, Pontes disse que o russo foi seu herói e que se sente muito feliz por ser comparado a ele pelos russos.

A entrevista foi dada no centro médico. Boletim divulgado ontem informou que o astronauta brasileiro passou por check up e que a saúde dele é excelente. Os médicos russos brincaram: "será que ele foi mesmo ao espaço"?

*A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.