Servidores em greve querem fazer manifestação amanhã na Esplanada dos Ministérios

10/04/2006 - 18h49

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – Servidores federais em greve farão amanhã (11), a partir das 9 horas, uma manifestação na Esplanada dos Ministérios. Segundo o secretário geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Costa, o ato deve mobilizar cerca de 2.500 trabalhadores.

"Estão vindo representações de outros estados e mais os órgãos que estão em greve em Brasília. No dia 12, o nosso conselho se reúne para fazer uma avaliação do movimento. E no dia 13 temos uma plenária extraordinária dos órgãos que estão em greve para fazermos um debate e um balanço da greve", afirmou Costa.

A greve, que começou no dia 15 de março, mobiliza servidores dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fazenda, do Planejamento Orçamento e Gestão, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Os trabalhadores querem que o governo cumpra os acordos feitos com a categoria em 2005.

Na semana passada, os funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) decidiram suspender a greve, que já atingia nove estados. Eles aceitaram a proposta feita pelos ministérios da Saúde e do Planejamento para os dependentes da Seguridade Social. De acordo com a Condsef, o acordo envolve uma promessa de definição das atribuições de 25,5 mil funcionários.

Josemilton Costa informou que os servidores devem ser recebidos na quarta-feira (12) pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para discutirem a proposta de reajuste do Plano de Classificação de Cargos (PCC). A assessoria de imprensa do ministério, no entanto, afirma que até o momento nenhuma reunião foi agendada.