Pesquisa do BC revela que inflação anual deve ficar abaixo da meta de 4,5%

10/04/2006 - 10h13

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 4,47%. A projeção é de pesquisa semanal realizada pelo Banco Central, todas as sextas-feiras, com uma centena de analistas de mercado e instituições financeiras sobre tendências dos principais indicadores da economia.

Pela primeira vez desde que foi estabelecida a trajetória de metas, em 1999, a projeção de inflação do "cenário de mercado" fica abaixo do objetivo oficial, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A perspectiva dos economistas da iniciativa privada tinha apenas igualado a projeção de meta, na semana anterior.

Isso mostra que a inflação está realmente sob controle. Tanto que a expectativa de IPCA, que serve de parâmetro para as correções oficiais, caiu de 0,35% para 0,32% neste mês, e deve baixar para 0,25% em maio, de acordo com o boletim Focus, divulgado hoje (10) pelo Banco Central. A pesquisa do BC mostra, também, que o IPCA dos próximos 12 meses deve cair da projeção anterior de 4,25% para 4,20%.

Estudo da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) revela que os preços na capital paulista estão mais controlados ainda que em nível nacional. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe indica inflação de 4,05% no ano – bem abaixo da projeção da semana passada, que era de 4,25%.

Outro índice considerado pela pesquisa do BC para a inflação no varejo é o que se refere a preços administrados por contratos, ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, medicamentos, transporte urbano, água, saneamento e outros). A expectativa é de que esses preços e serviços tenham reajuste acumulado de 4,50% no ano, em linha com a meta; e a perspectiva é de que esses preços caiam para 4,10% em 2007.

A inflação dá mostras de queda constante também no mercado atacadista. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) está em baixa há nove semanas, e projeta inflação de 3,14% no ano, ante estimativa de 3,58% na semana anterior; e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) reduziu o prognóstico de inflação anual de 3,55% para 3,43% na comparação semanal.