Empresa garante que parques eólicos valorizam questões ambientais

10/04/2006 - 16h24

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – A Ventos do Sul Energia, empresa constituída em 2005 para a implantação dos parques eólicos de Osório, no Rio Grande do Sul, garante que o empreendimento é realizado em conformidade com a legislação ambiental brasileira, além de valorizar e preservar os aspectos sócio-culturais da região.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor da Ventos do Sul Energia, Telmo Magadan, explica que o parque terá um prédio destinado à pesquisa e desenvolvimento da cultura ambiental e que servirá como centro de informações sobre o tema para os turistas e visitantes.

"O Centro Institucional, à semelhança dos que o grupo Elecnor possui na Espanha, trará especialistas internacionais para palestras em Osório, tendo como um dos focos principais o atendimento a estudantes em geral", explica Magadan.

Além de energia, os aerogeradores gerarão receita extra com o turismo em Osório. "Os grandes cata-ventos, que já são avistados de longe no parque eólico, atraem visitantes de fora do município e se tornaram atração para quem trafega próximo ao local", diz o prefeito da cidade, Romildo Bolzan Junior (PDT).

Segundo ele, a participação do turismo na receita municipal, que era praticamente zero, deverá mudar em 2007. "Dois projetos para explorar o potencial turístico do parque serão construídos na Rota dos Cata-Ventos, junto ao Morro da Borússia, onde já se pratica o vôo livre e se avista o empreendimento", informa.