Economia brasileira deve crescer entre 4% a 5% este ano, estima BNDES

10/04/2006 - 20h33

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A partir do crescimento de seus empréstimos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que a economia do país deve crescer entre 4% a 5% este ano. A estimativa foi divulgada hoje (10) pelo diretor de Planejamento do banco, Antonio Barros de Castro.

O trabalho acrescenta, aos dados do banco, informações incorpora dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento.

Castro afirmou que "o BNDES havia percebido, através de sua carteira de empréstimos, que uma certa vitalidade exibida em 2004 estava mantida". O principal crescimento foi o de empréstimos para compra de máquinas e equipamentos. Mas nós temíamos que esses sintomas por nós captados fossem referentes somente ao nosso universo. E agora, a Sinopse está revelando que usando dados do IBGE, da Secex e cruzando informações, de fato não só está viva a demanda de "bens de capital sem rodas" – expressão para definir os máquinas e equipamentos de produção.

A pesquisa aponta que essa demanda é muito localizada, "como o BNDES já esperava", para aumentar a produtividade. "Ou seja, não está se fazendo novas fábricas. Não está se levantando novas obras. O que se está procurando fazer é, diretamente, aumentar a competitividade e a capacidade produtiva, através de máquinas e equipamentos", explicou o diretor de Planejamento. Ele fez uma comparação: "É como se as empresas tendessem a adiar investimentos em tijolo, cimento, terraplanagem etc. e concentrassem investimentos naquilo que, imediatamente, serve à disputa".