Procura por teste de HIV mostra interesse em diagnóstico rápido, diz diretora de programa nacional

09/04/2006 - 15h40

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Mais de 9 mil pessoas realizaram testes para diagnóstico rápido de HIV (o vírus da aids) ontem (8), em Curitiba, segundo o Ministério da Saúde. A diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, disse que o resultado "serviu para desmistificar a idéia de que as pessoas preferem esperar pelo diagnóstico".

"Houve filas em várias unidades", relatou à Agência Brasil a representante do Ministério da Saúde, informando que a expectativa era aplicar 5 mil testes. A mobilização de massa, promovida pelo ministério com a prefeitura da capital paranaense, identificou 103 casos positivos entre os 4.203 homens e 4.806 mulheres que compareceram a 26 unidades de saúde. O objetivo da ação era testar a receptividade da população aos testes rápidos. A meta do governo federal é oferecer esse tipo de diagnóstico nos centros de testagem e aconselhamento (CTAs) de todas as capitais brasileiras até julho.

Simão destaca que o diagnóstico precoce do vírus HIV é importante tanto para a saúde pública, de forma a prevenir a transmissão, como para a saúde de quem tem o vírus. "O soropositivo é monitorado três a quatro vezes por ano dentro do Sistema Único de Saúde, o que garante intervenção médica adequada na medida em que baixa a imunidade", esclarece.