<i>"Iesti possadka''</i>, e pouco minutos depois se via o rosto do astronauta brasileiro

08/04/2006 - 22h18

Flávio Dieguez
Enviado especial*

Moscou (Rússia) - Logo que a contagem regressiva do pouso atingiu a hora pré-determinada, 3h47 daqui (20h47 de Brasília), a tela do Centro de Controle de Vôo ficou em branco por um momento e em seguida mostrou em letras enormes: "Iesti possadka" (pousou, em russo).

A platéia de algumas dezenas de autoridades brasileiras e russas aplaudiu e em seguida levantou-se para uma coletiva do presidente da Roscosmo (a agência espacial Russa), Anatoly Perminov.

Por um telão, foi possível ver o astronauta Marcos César Pontes ser retirado, sorrindo, da cápsula da Soyuz, por integrantes russos da equipe médica, que retiraram seu capacete e limparam seu rosto. "Thank you for everything" (obrigado por tudo, em inglês), ele disse.

Perminov, da Roscosmos, dará primeiro uma entrevista em russo, sobre assunto não divulgado, e, depois falará, com tradução, com jornalistas brasileiros, exclusivamente sobre a cooperação Brasil-Rússia. Não falará sobre o vôo, segundo informações da asseessora de imprensa da Missão Centenário, Vera Canfram.

*A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.