Nave Soyuz pousa sem problemas e no horário previsto

08/04/2006 - 21h58

Aline Bastos*
Enviada especial

Korolev (Rússia) – O pouso da nave Soyuz-TMA 7, cuja equipe é integrada pelo astronauta brasileiro Marcos César Pontes, aconteceu sem problemas, decorrido apenas um segundo das 3h47 no horário local (20h47 pelo horário de Brasília) – o horário que estava previsto. Todos os procedimentos foram bem-sucedidos, com precisão. O pouso deu certo na primeira tentativa.

"Foi um momento muito emocionante", resume Flávio Correia Júnior, da equipe de coordenação, que celebrou muito a chegada. A equipe médica, que se encontra em Kustanay (Cazaquistão), fez um círculo em torno de onde a Soyuz aterrissou e, com helicópteros e caminhões, já realiza o resgate da tripulação, que será depois levada para Moscou.

De acordo com o primeiro vice-comandante do Centro de Preparação Yuri Gagarin, general Valery Korzun, em entrevista à imprensa no início da semana, em geral uma cúpula espacial entra na atmosfera como se fosse um cometa, deixando um grande rastro no céu. Korzun é o responsável pelo resgate dos três astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS).

Os outros dois integrantes da missão anterior, o norte-americano William McArthur e o russo Valery Tokarev, também estão em terra.

Após os primeiros exames, que vão ocorrer em tendas montadas para o atendimento, os astronautas seguem de helicóptero para Kustanay. Na seqüência, embarcam num avião militar russo para retornar à Moscou e chegarem até a Cidade das Estrelas, onde permanecem duas semanas para se readaptar à gravidade da Terra.

As primeiras imagens do pouso já estão sendo exibidas no Centro de Controle de Vôo russo, em Korolev, na vizinhança de Moscou.

*A viagem da enviada especial Aline Bastos é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.