Missão ao espaço atingiu 100% das expectativas, diz Marcos Pontes

08/04/2006 - 0h24

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O tenente coronel Marcos Pontes concedeu hoje (7) uma entrevista coletiva diretamente da Estação Espacial Internacional por meio de uma vídeoconferência. O primeiro astronauta brasileiro a participar de um vôo em uma nave espacial falou por 20 minutos aos jornalistas.

Segundo ele, a missão espacial atingiu "100% das expectativas" do ponto de vista científico, de divulgação do programa espacial e do aspecto histórico. "Carregar a nossa bandeira representa muito para o futuro e para a história, por ser o centenário do vôo de Santos Dumont", lembrou. A missão foi batizada de Centenário em referência aos cem anos do primeiro vôo do cientista brasileiro Santos Dumont com o 14 Bis.

Na avaliação de Pontes, o Brasil deu um passo importante para se firmar entre os países que têm programas espaciais. "Quando a gente representa o Brasil e leva essa bandeira, a gente sente o peso que isso tem perante os milhões de brasileiros e a comunidade internacional".

Respondendo a críticas sobre o custo da missão, ele ressaltou a motivação criada nos jovens e disse que o país "tem muito a ganhar" com uma missão como esta. Um acordo de cooperação com a Rússia assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em outubro do ano passado permitiu que o preço da viagem do astronauta saísse por menos da metade do que os russos normalmente cobram para esse tipo de vôo, algo em torno de US$ 10 milhões.